Conheça 3 formas de como aplicar o Design Biofílico ao projeto da sua casa nova de forma prática e acessível!
O Design Biofílico está se tornando uma tendência gradual na Arquitetura e no Design de Interiores. Mas, você sabe o que ele significa? Qual a importância da sua aplicação aos projetos residenciais? E, como aplicar na sua casa?
Neste post blog, vamos responder todas essas perguntas!
O que é um Projeto de Design Biofílico?
Um Projeto Biofílico é baseado no contato sensorial com a natureza. É uma estratégia elaborada para reconectar as pessoas com o ambiente externo!
Para compreender melhor essa tendência nas construções, o termo Biofilia foi nomeado por Erich Fromm, psicólogo e filósofo, em 1964. A palavra tem origem grega, onde Bio – significa Vida e Filia – Amor.
Portanto, o Amor à Vida é o norteador desse modelo de projeto. Trazendo mais saúde, bem estar e qualidade de vida para as pessoas nos ambientes construídos!
Características e benefícios do Design Biofílico nas construções residenciais!
A característica mais evidente dessa tendência é a presença da natureza. O Design Biofílico proporciona uma experiência completa, através da elaboração ou personalização do seu projeto residencial.
Acreditamos que o Design Biofílico pode deixar a sua casa nova mais aconchegante, bela e com cara de lar doce lar. Por isso, confira alguns dos benefícios que sua aplicação pode gerar:
- Sensação de bem-estar, pertencimento e felicidade.
- Redução dos sintomas de cansaço, estresse e do déficit de atenção.
- Aumento da concentração e da produtividade.
- Eleva os níveis de Endorfina no organismo.
- Estimula a criatividade.
- Favorece a motivação.
Portanto, isso significa que através dele, é possível gerar impactos positivos na saúde física, mental e emocional de todos da sua família, ainda mais se pensado a longo prazo!
3 formas de aplicar o Design Biofílico ao seu projeto residencial!
Quando o projeto da sua casa está sendo elaborado, o Arquiteto pode aplicar o Design Biofílico em diversas escalas. Mas, caso a sua casa já esteja construída, não se preocupe, o conceito ainda pode ser usado de forma prática e acessível. Há estratégias para introduzir esse estilo ao seu projeto!
Conheça as formas de aplicação:
1ª Jardim Vertical ou Horta suspensa
Essa é uma ótima escolha para aplicar a biofilia, tanto nas áreas externas como internas da casa. Exemplo: no quintal, no corredor de acesso à área de lazer, na área gourmet ou sala de entrada. Sem dúvida uma opção super versátil! Além disso, ela também promove o engajamento das pessoas com a natureza, através dos cuidados de plantio e rega das hortaliças.
Nossa sugestão, para essa opção, é que você utilize plantas nativas ou do seu agrado. Pois, isso desperta uma memória afetiva e cria uma ligação emocional mais forte com a casa.
2ª Elementos naturais
Os Elementos naturais são uma opção mais abrangente! Trabalhado de diversas formas, como por exemplo: em revestimentos (material para pisos e paredes) e/ou mobiliários (móveis) feitos de madeira, rocha, pedras naturais e fibras vegetais.
Isso significa que essa opção pode ser utilizada tanto na elaboração do projeto de arquitetura como no projeto de decoração.
Dica valiosa! Aplique o Design Biofílico em locais estratégicos como na área externa próxima a piscina, nos balcões e toaletes. Mas, saiba que você também pode aplicá-lo por toda a casa, transformando tudo em um ambiente de estilo rústico.
3ª Soluções Ecológicas Integrativas
O objetivo aqui é integrar ambientes e utilizar ecologicamente a própria estrutura da casa para implementar o Design Biofílico.
O Telhado Verde, por exemplo, representa essa aplicação. Ele nada mais é do que um jardim sobre a laje de cobertura da sua casa. Uma prática nova no Brasil, mas muito conhecida na arquitetura europeia e norte-americana. Com ele é possível garantir mais frescor na parte interna da casa! Contudo, é necessário o acompanhamento de um profissional especializado, para estudar a resistência da sua laje, ou seja, a impermeabilização e drenagem da mesma.
Além disso, outro grande exemplo é construir ambientes integrados que aproveitem a luz natural, a ventilação, a vista e os sons naturais do local. Assim, permitimos que o próprio ambiente externo estimule os nossos sentidos.
Conecte-se ao Meio Ambiente!
Pensar em Design Biofílico é entender que todos os seres vivos importam e estão conectados através da natureza!
Sendo assim, desenvolvemos todos os empreendimentos da Viapark em parceria com a natureza e apoiamos o desenvolvimento de projetos residenciais com o Design Biofílico.
Agora que você está por dentro dessa tendência, que tal unir esse conceito ao projeto do seu novo lar aqui no Residencial Pôr do Sol?
Então, conheça as nossas oportunidades de aquisição do lote mais a construção da sua casa! Aqui, todos os nossos empreendimentos são desenvolvidos na região mais encantadora e valorizada da cidade de Itararé/SP!
Clique aqui e saiba dos detalhes!
Aproveite nossos conteúdos e navegue pelo Blog e/ou página no Instagram!